Abril celebra a magia e a potencialidade da literatura infantojuvenil - O Norte

Abril celebra a magia e a potencialidade da literatura infantojuvenil  O Norte

Abril celebra a magia e a potencialidade da literatura infantojuvenil - O Norte
AMAZON MUSIC FREE
Abril é um mês de dupla comemoração para os leitores mirins. Desde o ano de 1967, o dia 2 de Abril é a data escolhida para celebrar o Dia Internacional do Livro Infantil. Essa data remete ao nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, reconhecido como um dos maiores nomes da literatura infantil.

Anualmente, um país é escolhido para patrocinar a comemoração. Ao ser selecionado como patrocinador, o país nomeia um autor proeminente para escrever a mensagem e escolhe um tema a ser explorado. O Brasil participou duas vezes. Na primeira, em 2003, a autora escolhida foi a escritora Ana Maria Machado, abordando o tema “O mundo em uma rede encantada”. Já em 2016, foi a vez da escritora Luciana Sandroni, com o tema “Era uma vez”. Nessa ocasião, o cartunista e escritor Ziraldo, conhecido por obras como “O Menino Maluquinho”, foi responsável pelo pôster ilustrativo do evento.

A psicóloga Leila Silveira alerta que as datas são relevantes e especiais para que os pais, cuidadores e professores possam refletir, buscar estratégias e criar futuros leitores. Uma dessas estratégias, que pode ser aplicada na escola, é a utilização do mesmo livro ao longo de um semestre.