Artista e doutora travesti, Dodi Leal ministra disciplina na Escola de ... - USP

Artista e doutora travesti, Dodi Leal ministra disciplina na Escola de ... - USP
AMAZON MUSIC FREE
Graduada em Artes Cênicas na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, Dodi Leal volta à Universidade dez anos depois, com uma responsabilidade ainda maior: atuar como professora, ocupando um espaço que ainda carece de corpos não hegemônicos. Como parte de uma iniciativa do Laboratório de Práticas Performativas, do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC), a Artista foi convidada pelo professor Marcos Bulhões para ministrar a disciplina Fabulações Travestis sobre o Fim, que acontece entre março e maio deste ano.

Dodi fica grata com a oportunidade e conta que é uma sensação gostosa voltar à ECA, agora como professora. Apesar de ser uma conquista, ainda há muita invisibilização de pessoas trans dentro da Universidade, segundo a professora. “Espero que não seja a última vez. Pelo contrário, espero que seja só o começo de muitas edições, e que não seja só eu”, afirma.

Além da licenciatura na ECA, Dodi é graduada em Ciências Contábeis na Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP, onde desenvolveu seu mestrado em Controladoria e Contabilidade. Em 2018, obteve o título de doutora em Psicologia Social, no Instituto de Psicologia (IP) da USP. A pesquisadora se manteve envolvida em projetos sociais relacionados à economia solidária, educação popular, arte e cultura. Atualmente Dodi é professora efetiva da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e docente colaboradora da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).