Conto fantástico - UOL

Conto fantástico  UOL

Conto fantástico - UOL
O Conto fantástico é uma pequena história com acontecimentos ou personagens extraordinários ou sobrenaturais. Ele possui um acontecimento inicial, o desenvolvimento do enredo e um desfecho. Tanto a literatura infantojuvenil quanto a literatura para adultos possuem esse tipo de Conto, com autores famosos como Hans Christian Andersen e Edgar Allan Poe.

O Conto é uma pequena história. Ele tem um narrador, ou seja, quem conta a história. Tem também personagens. E a história acontece em tempo e lugar específicos. É assim com qualquer narrativa. Então o Conto fantástico é uma narrativa curta que apresenta caráter fantástico. O fantástico, em literatura, é algo absurdo, fora da realidade, sobrenatural.

O Conto fantástico mostra coisas sobrenaturais, extraordinárias, aquelas que contrariam as leis naturais. Os acontecimentos fantásticos, portanto, não podem ser explicados por meio da razão. Assim, o Conto fantástico apresenta coisas sem explicação. E também pode ter personagens da mitologia. Esse tipo de Conto gera espanto, surpresa, emoção.