"Damiana Minha Mãe", as memórias de Fernanda Sanches em livro | BANTUMEN - bantumen

"Damiana Minha Mãe", as memórias de Fernanda Sanches em livro | BANTUMEN  bantumen

"Damiana Minha Mãe", as memórias de Fernanda Sanches em livro | BANTUMEN - bantumen – Comprando com os meus links de afiliados eu ganho uma pequena comissão e você ajuda na manutenção do site sem pagar nada a mais por isso. Obrigada! 📌 Compre na Amazon: https://amzn.to/3QUPVEe 📌 Compre na Shopee: https://shope.ee/3VJmvk3OER
A escritora Fernanda Sanches lançou um livro de memórias em homenagem à mãe. Damiana, minha Mãe livro nasce da dor, da saudade de uma filha, do luto e das lágrimas. A autora, nascida em São Tomé e Príncipe e residente na Europa há mais de trinta anos, retrata na obra uma realidade dos anos setenta em Portugal, vivida por emigrantes nos bairros mais pobres de Lisboa. Dentro deste tempo e espaço específicos, a autora procura retratar o espanto de quem chegava na altura e deparava-se com o clima cinzento, as expressões sérias das pessoas na rua e o preconceito em relação a certos hábitos e costumes africanos.

Um dos exemplos que recorda está relacionado com o uso do lenço na cabeça. Uma prática comum na indumentária de mulheres africanas, mas que era mal vista na altura em que chegou. “Foi um tempo em que as pessoas não eram alegres, olhavam-nos de lado pelo simples facto de usarmos o lenço na cabeça. Hoje, pode até ser moda mas naquela altura era mal visto”, recordou a autora.

Damiana, Minha Mãe surge da necessidade de dar continuidade e transcendência à progenitora, após a sua morte. Numa conversa com a BANTUMEN, num parque no Cacém (Linha de Sintra, Portugal), descobrimos que, para Fernanda, a morte não é o fim, é “uma passagem para um lado invisível”.