Evento celebra 20 anos do livro 'Águas encantadas de Chacororé' - PNB Online

Evento celebra 20 anos do livro 'Águas encantadas de Chacororé'  PNB Online

Evento celebra 20 anos do livro 'Águas encantadas de Chacororé' - PNB Online
No próximo dia 6 de dezembro, às 14h, no Auditório M do Instituto de Linguagens (IL) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) ocorre um Evento em celebração aos 20 anos do lançamento do livro “Águas encantadas de Chacororé: Natureza, Cultura, Paisagens e Mitos do Pantanal”. A obra é de autoria de Mário Cezar Silva Leite, pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO/UFMT).

O livro, fruto da pesquisa de doutoramento de Mário na PUC de São Paulo, permanece uma referência atual para estudos sobre o Pantanal. Com uma base teórica sólida, o autor explorou a região da baía de Chacororé, envolvendo-se diretamente com a população ribeirinha e pantaneira. A pesquisa capturou as narrativas e histórias dos mitos d’água que ecoam nas águas da região.

Em entrevista ao PNB Online, Mário Cezar destacou a relevância contínua da obra. “Pensei nessa comemoração dos 20 anos porque o livro se mantém extremamente atual nas discussões, na fundamentação teórica, nas reflexões. Ele ainda é muito usado em várias áreas das ciências das humanidades e biológicas, sendo uma referência para pesquisas sobre o Pantanal em todo o Brasil”, conta.