Livros proibidos, exposições e cinema: NOVA FCT celebra 50 anos do 25 de Abril - SAPO

Livros proibidos, exposições e cinema: NOVA FCT celebra 50 anos do 25 de Abril  SAPO

Livros proibidos, exposições e cinema: NOVA FCT celebra 50 anos do 25 de Abril - SAPO
A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa | NOVA FCT, em particular a Biblioteca e a Área de Documentação, Arquivo e Cultura, associam-se às celebrações dos 50 anos do 25 de abril de 1974 com um programa de exposições de artes plásticas e fotografia, uma instalação, um ciclo de cinema e um clube de leitura de livros&utm_medium=affiliates&utm_source=an_18321270146" target="_blank">livros proibidos, todos de acesso gratuito e abertos ao público em geral.

Na próxima quinta-feira, dia 15 de fevereiro, às 17h dá-se o ponto de partida para a celebração da Revolução dos Cravos no campus de Caparica: a exposição de artes plásticas “A Liberdade está a Passar por Aqui” inaugura na Biblioteca da NOVA FCT. Composta por desenhos de Fernando Quintas com a curadoria de José Moura e Ana Alves Pereira, a exposição vai estar patente até 29 abril.

Segundo Fernando Quintas: “Esta exposição pretende, de forma ampla, subtil e inclusiva, aludir aos murais revolucionários que foram pintados ao longo de vários anos em cidades, vilas e aldeias portuguesas, e em todos os lugares onde se sentia a dinâmica de uma sociedade que exigia uma mudança de costumes, hábitos e políticas. Nos anos que se seguiram à revolução de 1974, a arte desceu à rua, acompanhou os movimentos das pessoas, ocupou paredes, bairros e cidades inteiras, com as suas mensagens reivindicativas e assertivas, transmitidas através de composições dinâmicas, de um cromatismo gritante que não deixava ninguém indiferente”.