Método científico na educação básica como meio de leitura do mundo - G1

Método científico na educação básica como meio de leitura do mundo - G1
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O Método científico é um processo de experimentação usado para explorar observações e responder perguntas. Isso não significa que todos os cientistas seguem exatamente o mesmo processo. Algumas áreas da ciência podem ser mais facilmente testadas do que outras. Por exemplo, imagine-se na pele de um cientista que estuda como as estrelas mudam com o tempo. É claro que você não poderá avançar 1 milhão de anos a vida de uma estrela para testar suas hipóteses. Por isso, quando a experimentação direta não é possível, os pesquisadores modificam o Método científico. Todavia, mesmo quando modificado, o objetivo permanece o mesmo: descobrir relações de causa e efeito fazendo perguntas e coletas cuidadosas, examinando evidências para verificar se todas as informações disponíveis podem ser combinadas em uma resposta lógica.

Mesmo sabendo que o Método científico é feito de uma série de passos encadeados, não se pode confundi-lo com uma “camisa de força”. É preciso ter em mente que novas informações ou ideias podem levar um pesquisador a voltar e repetir as etapas a qualquer momento durante o processo.

No contexto escolar, quando os alunos estiverem envolvidos em uma atividade de Laboratório, ou em um procedimento “mão na massa” na sala de aula, ou mesmo em um projeto de Ciências mais estruturado, compreender as etapas do Método científico irá ajudá-los a trabalhar suas observações e dados para responder perguntas e criar correlações de forma que compreendam que os fundamentos da pesquisa estão na base da construção de qualquer saber.