Número de livrarias cresce 35% nos últimos cinco anos em Sorocaba - Cruzeiro do Sul

Número de livrarias cresce 35% nos últimos cinco anos em Sorocaba  Cruzeiro do Sul

Número de livrarias cresce 35% nos últimos cinco anos em Sorocaba - Cruzeiro do Sul
Apesar do constante fechamento de sebos e livrarias -- como o encerramento das atividades da Livraria Cultura que aconteceu ontem (27) em São Paulo (veja matéria abaixo)--, Sorocaba ainda conta com 134 estabelecimentos do tipo. O número, inclusive, cresceu quase 35% nos últimos cinco anos -- em 2018, havia 98. Os dados são da Secretaria da Fazenda (Sefaz).

Apesar da digitalização, diversos estabelecimentos resistem e Luciana destaca que isso ocorre porque muitas pessoas não abrem mão da experiência proporcionada pelos livros tradicionais. Nesses casos, diz ela, há uma relação afetiva entre o leitor e o título. “Os leitores que se habituaram a sentir a porosidade e a resistência do papel do livro físico nas mãos, não vão abandonar essa prática”, apontou.

Atualmente, são quatro livrarias e sebos em shoppings, 51 na região central, 25 na zona leste, 18 na zona oeste, 22 na zona norte e 14 na zona sul. Em 2018, a zona oeste dispunha de oito unidades -- crescimento maior do que o dobro. Nas zona norte e leste, onde havia 11 e sete, respectivamente, as quantidades dobraram. A região oeste, que tinha oito há cinco anos, foi a única a “perder” dez estabelecimentos. Os números dos shoppings e do Centro se mantêm.